Dia 18 – Programação TJCC – App
09h00 - 10h30
Simpósio de Nutrição – Atualizações em nutrição e câncer
Neste painel teremos a Abertura do simpósio de Nutrição e apresentação do trabalho do Comitê de Nutrição da ABRALE com a coordenadora Bianca Manzoli
Apresentação do Vídeo “Meu Nutri me Nutre” e vamos falar sobre estratégias eficazes para controle de naúseas e vômitos pela visão dos profissionais de enfermagem, nutrição e médica.
Eloise Vieira
Enfermeira, Mestre e Doutoranda pela UNIFESP. Coordenadora de Ensino e Tutora EaD, Docente de Graduacao e Pós Graduação, com participação ativa na área de Educação, Gestão em Enfermagem.
Thaís Miola
Nutricionista, Doutora e Mestre em Ciências na Área de Oncologia, Coordenadora do Programa de Residência em Nutrição Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center, Editora-Chefe do Braspen Journal.
Bianca Manzoli
Nutricionista Clínica pelo ICR/HC da Faculdade de Medicina da USP. Terapeuta Ayurvédica. Pós graduada em Obesidade e Síndrome Metabólica. Coordenadora do comitê de Nutrição da ABRALE.
Ana Claudia de Oliveira
Enfermeira, esp. em oncologia pela SBEO, MBA em gestão de Saúde pelo Centro Univ. São Camilo; autora do MOC-Enfermagem e MOC- Drogas. Coord. de Enfermagem do Centro de Oncologia do Hospital BP Mirante
Dra. Alessandra Prandini de Azambuja
Médica Oncologista Pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein, Assistente da Disciplina de Oncologia Pediátrica do Instituto de Trat. do Câncer Infantil- ITACI, da Faculdade de Medicina da USP.
Radioterapia e cirurgia oncológica: como quebrar as barreiras do acesso? – Summit de Políticas Públicas
Discussão sobre a queda drástica no tratamento com radioterapia nos últimos anos e Panorama geral das filas de espera das cirurgias oncológicas.
Paulo Lazaro de Moraes
Medico Radioterapeuta, Doutor pela UNIFESP.
Felipe José Fernández Coimbra
Diretor do Centro de Referência em Cirurgia Abdominal A.C.Camargo, presidiu a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncologia (SBCO)
Gustavo Nader Marta
Presidente da sociedade Brasileira de Radioterapia. Medico Titular do Departamento de Radioterapia HSL e Profº da FMUSP.
Luiz Antonio Santini
Médico e Professor de Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica e de Saúde pública. Consultor em Planejamento em Saúde.
Nina Melo
Coordenadora do Observatório de Oncologia e Pesquisa Movimento TJCC
EXPERIÊNCIA DE 40 ANOS NA BUSCA ATIVA DO CÂNCER DE MAMA NO SUS EM MINAS GERAIS
O Painel tem como objetivo demonstrar como se obteve um aumento de cerca de 80% no diagnóstico precoce do câncer de mama utilizando a metodologia da busca ativa por meio do exame clínico e do auto cuidado, no SUS em MG e também todo o processo de multiplicação para o interior do estado durante 40 anos. O trabalho foi fundamentado em dados científicos e na experiência do autor na sua especialização no Instituto Brasileiro do Controle do Câncer IBCC em São Paulo em 1983. A iniciativa foi realizada por meio da OSCIP Associação de Prevenção do Câncer na Mulher em parceria com o governo do estado
Mônica Maria Câmara de Bessa Reis
Graduada em Odontologia e Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de MG. Especialização em Meio Ambiente Presidente da Associação de Prevenção do Câncer na Mulher- ASPRECAM
Dr. Thadeu Rezende Provenza
Cirurgião Plástico, Mastologista, Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e Sociedade Brasileira de Mastologia, Especialização em Saúde Pública , Adm. Serviços Saúde e Gestão Social
Dr. João Carlos Sampaio Góes
Doutorado pela FMUSP Especialista em Mastologia/Cirurgia Plástica. Fundador do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer Presidente ISAPS
TMO pelo Brasil: um olhar regional para equidade e perspectivas
As lacunas em saúde também estão refletidas na dificuldade de acesso ao transplante de medula óssea aos pacientes oncológicos. Neste painel, especialistas apresentam o cenário atual, a importância do TMO e a necessidade de cuidados intensivos antes, durante e após o procedimento.
Luana Lima
Gerente de Políticas Públicas e Advocacy da Abrale e do Movimento TJCC
Carmen Vergueiro
Fundadora e coordenadora da AMEO, responsável pela implantação do laboratório de Histocompatibilidade da Santa Casa SP.
Fernando Barroso
Presidente da SBTMO, Pós-doutorado realizado no Fred Hutchinson Câncer Research Center.
Ricardo Bigni
Médico hematologista Chefe do Serviço de Hematologia do Instituto Nacional de Câncer.
Patrícia Freire
Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e Coordenadora Intra-hospitalar de doação e transplantes pela ONT/Espanha.
Renato Cunha
Hematologista, coordenador do Comitê de Equidade da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Simpósio Odontologia – TeleOdontologia: Como a inovação contribui para a saúde bucal
Neste painel vamos abordar sobre a TeleOdontologia como essa inovação vem auxiliando no diagnóstico e tratamento do câncer. Os avanços com essa tecnologia e cases de sucesso com as orientações online.
Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos
Professor Titular do Dept. de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia da Facul. de Odontologia de Bauru da Univ. de SP, Professor Livre-Docente em Estomatologia pela Fac.de Odontologia da USP.
Dra. Monira Samaan Kallás
Docente em odontologia e gerontologia na Faculdade Sírio Libanês, Mestre em saúde coletiva pela Faculdade de odontologia da USP e em Telessaúde pela UERJ.
Dra. Barbara Rocha
Odontologia Oncológica pelo Depart. de Estomatologia Hospital A.C Camargo Cancer Center, Especializanda em Odontologia Hospitalar pelo H. Albert Einstein e Retaguarda Hospital Infantil Sabará.
Oficina – O que é necessário para uma jornada humanizada do paciente?
Guiados pelos membros do Grupo de Trabalho de Humanização do Movimento TJCC, os participantes irão construir os elementos prioritários para que a jornada do paciente, dos familiares, cuidadores e profissionais da saúde seja acolhedora, empática e centrada no ser humano.
Vera Bonato
Doutora em Administração Hospitalar e Coordenadora do Centro de Humanização do InCor de São Paulo.
Rosana Junqueira
Consultora na Aliar Consultoria e Treinamentos, formada em Química Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz
Katia Cilene
Coordenadora do Centro de Humanização do Instituto Central do Hospital da FMUSP. Há 16 anos na área da saúde com Política Pública em Humanização, pós-Graduada em Psicologia Organizacional.
Ana Maria Rosa
Presidente do Instituto AMOR ROSA. Conselheira do Instituto de Câncer Dr Arnaldo Vieira de Carvalho
Silvia Naccache
Empreendedora social e consultora na área de Voluntariado, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor e voluntária TJCC.
Andréa Cristina
Coordenadora dos Serviços de Saúde na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara/SC e membro do Conselho de Administração da FEMAMA
10h30 - 11h00 | Intervalo
11h00 - 12h30
Medicina Integrativa: Ampliando Horizontes no Tratamento do Câncer
Roda de conversa para falarmos sobre a Medicina Integrativa primeiro trazendo a experiência do médico e os beneficios observados das terapias integrativas, apresentar exemplos de terapias utilizadas, falar dos desafios na implementação e aceitação das terapias integrativas entre pacientes e colegas. Abordaremos o cuidado aos cuidadores e trazer iniciativas de sucesso realizadas no SUS no final realizaremos uma meditação guiada.
Dra. Sabrina Chagas
Oncologista na Clínica Oncologia d'OR e presidente do Instituto Nosso Papo Rosa. Autora do livro Como estamos?
Dr. Bruno Deltreggia Benites
Médico Hematologista e Acupunturista, instrutor de meditação e fundador do Ambulatório de Terapias Complementares do Hemocentro UNICAMP
Vanessa Almeida
Nutricionista , terapeuta e cofundadora do projeto casa florescer . Em 2022 passou pelo tratamento do câncer de mama e hoje se dedica a trabalhar com pacientes oncológicas.
Dra. Paola Torres
Médica Onco-hematologista e Escritora, presidente do Instituto Roda da Vida e professora de medicina da UFC.
Monja Coen Roshi
Atualmente Monja zen budista de ascendência portuguesa, e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão.Foi jornalista profissional em sua juventude.
Como garantir acesso a terapias avançadas?
Este painel reunirá especialistas em onco-hematologia, representantes de associações de pacientes, profissionais de saúde e formuladores de políticas para discutir as estratégias e desafios envolvidos na garantia do acesso equitativo dos pacientes a terapias avançadas. A conversa abordará questões como o impacto das inovações tecnológicas na oncologia, as barreiras econômicas e regulatórias, a importância da pesquisa clínica, e o papel das políticas públicas e das parcerias entre o setor privado e público. O objetivo é promover um debate construtivo.
Nelson Hamerschlak
Coordenador Médico do Programa de Hematologia e TMO do Centro de Oncologia e Hematologia Einstein
João Batista Silva Júnior
Gerente da Gerência de Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GSTCO/GGBIO) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UnB.
Vanessa Damazio Teich
Diretora de Transformação da Oncologia e Hematologia Einstein. Com pós-graduação e mestrado em Economia da Saúde pela Universidade de York. Professora no MBA em Gestão de Saúde do Albert Einstein.
Alexandre Fioranelli
Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Prof. Dr. Assistente no Depto. de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Dra. Catherine Moura
Médica sanitarista e CEO da ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.
Renata Curi Hauegen
Diretora de Acesso ao Mercado da Interfarma
Câncer infantil em pauta. A Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica trouxe progressos?
Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica e o principio da prioridade absoluta. Avançamos após a sanção da Política? O que precisa ser priorizado?
Nina Melo
Coordenadora do Observatório de Oncologia e Pesquisa Movimento TJCC
Geisa Alves de Souza
Médica de emergência em oncologia e coordenadora da Oncologia do Hospital Infantil Darcy Vargas – SP
Alayde Vieira Wanderley
Doutora em Oncologia. Integrante da Coordenação de Oncologia Estadual do Pará
Neviçolino Pereira de Carvalho Filho
Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SBP), Especialista em Pediatria e Cancerologia Pediátrica.
Monique Albuquerque Ferreira
Orientadora Educacional na Escola Móvel Aluno Específico GRAACC. Especialista em Educação e Saúde.
Edmar Silva Santos
Supervisor pedagógico na Escola Móvel Aluno Específico GRAACC. Especialista em Educação e Saúde.
Advocacy é para todos: o poder da comunicação em políticas públicas
Este painel abordará como comunicar sobre saúde de forma clara e acessível para engajar e mobilizar o público. Serão discutidas estratégias de comunicação utilizadas por instituições públicas e movimentos sociais para advocacy, incluindo como essas ações podem incentivar a participação em Consultas Públicas. Além disso, será apresentada a perspectiva do paciente sobre a eficácia dessas comunicações e sugestões para aprimorá-las, destacando a importância de tornar a informação em saúde mais inclusiva e transformadora.
Iuri Pitta
Âncora da CNN, jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário.
Marcia Correa e Castro
Coordenadora do "Canal Saúde" da Fiocruz, onde também foi uma das autoras da Política de Comunicação da instituição.
Luana Lima
Advogada, mestre em DH pela UFMG, Gerente de Políticas Públicas e Advocacy da Abrale e Coordenadora do Movimento TJCC.
Marilice Daronco
Mestre em Comunicação pela UFSM. Vive com LNH folicular desde 2023, quando começou a lutar pelos direitos dos pacientes.
Aprendizagem ao longo da vida e o avanço do cuidado oncológico
Iniciativas educacionais e oportunidades e aprimoramento do cuidado na atenção oncológica.
Fernanda Prando
Especialista em Design de aprendizado Líder do GT Educação em Saúde TJCC
Juliana Santana de Freitas
Doutora em Enfermagem, Gerente de Pós-graduação Assistencial na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.
Rodrigo Oliveira Santos
Mestre em educação e gerente de ensino no A.C.Camargo Cancer Center.
Oficina – Vida & Carreira
Objetivo: Estímulo a um novo olhar para vida e carreira, preparando os participantes para entender como interagir com o mercado e enfrentar os desafios e oportunidades no trabalho, valorizando as experiências individuais.
Carine Cidade
Coach de Gestão Profissional, Idealizadora da Rede Inspire Ser e facilitadora do Projeto Vida & Carreira.
Luciana Telles Ferri
Psicóloga clínica, psico oncologista e paliativista. Psicóloga da Abrale, Idealizadora do Projeto Vida e Carreira
Rosana Daniele Marques
Consultoria e Mentora de Carreira e Recolocação Profissional. Facilitadora do Projeto Vida & Carreira
12h30 - 13h00 | Intervalo
13h00 - 14h30 | Palestras com lunchbox
Câncer de mama: Com apoio, a vida segue
Convidamos você a conhecer uma nova abordagem no enfrentamento do câncer de mama, focada no apoio integral durante toda a jornada. Desde o conhecimento sobre os tipos e subtipos da doença, inovações nos tratamentos, o papel essencial da família, das associações de pacientes e dos profissionais de saúde, cada detalhe importa. Venha você também fazer parte dessa importante rede de apoio.
Mariana Varella
Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP.
Bruno Laporte
. Fellowship do Depto de Mastologia do Instituto Europeu de Oncologia - Milão . Mestre e Doutorando pela UFJF . Coordenador da Residência Médica de Mastologia do Hosp e Maternidade Therezinha de Jesus
Danielle Crespo
Enfermeira navegadora, Mestre em Ciências Humanas e sociais, especialista em enfermagem clínica e cirúrgica com ênfase em oncologia.
Evelin Scarelli
Fisioterapeuta, coordenadora de Relacionamento Institucional e membro do primeiro Comitê de Pacientes do Oncoguia.
Graziela Zibetti Dal Molin
Oncologista clínica do Hospital Beneficência Portuguesa. Atua em câncer ginecológico, câncer de mama e pesquisa clínica. Diretora de comunicação do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (Grupo EVA
Educação como agente transformador da saúde
O simpósio satélite da Roche consistirá em uma mesa redonda na qual será debatido o impacto das determinantes sociais para o desenvolvimento e fortalecimento de ações estruturantes em saúde, que nos permitam oferecer uma jornada de cuidado cada vez mais equânime à população brasileira.
Cris Guterres
Jornalista, apresentadora do programa Estação Livre, da TV Cultura, Conselheira do Pacto Global da ONU no Brasil.
Andressa Degaut
Gerente de Ecossistema de Saúde e Relações Governamentais na Roche
Lena Peres
Médica e Professora de Medicina , Diretora de Formação de Docentes, ex-Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Priscila Cruz
Presidente do Todos Pela Educação, Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, Conselheira de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável da Presidência da República.
A jornada do paciente de leucemia, do diagnóstico ao tratamento
Conheça o processo do diagnóstico ao tratamento da leucemia linfóide aguda.
A leucemia é o tipo de câncer mais comum em crianças e adolescentes, mas também acontece em adultos.
Desde 2023 está disponível no SUS, para indivíduos com até 19 anos de idade e que tiveram uma recaída, o acesso a um imunoterápico que permite um aumento na sobrevida de crianças e adolescentes, com uma taxa de cura de 90%.
E o paciente adulto? Como ele se encaixa nessa jornada?
Assista e descubra quais as alternativas disponíveis hoje.
Isabela Vargas Gonçalves
Head de Relações Governamentais e Patient Advocacy na Amgen
Dra. Adriana Seber
Médica Onco-hematologista Pediátrica e especialista em Transplante de Medula Óssea Coordenadora da equipe de TMO Pediátrico nos Hospitais Samaritano e Graacc-SP e dir voluntária da AMEO
Dra. Carmen Vergueiro
Médica onco-hematologista, especialista em transplante de medula óssea É fundadora e coordenadora da Associação da Medula Óssea do Estado de SP-AMEO
Quando a LMC deixa de ser “o câncer bom”: necessidades não atendidas
Apresentação da pesquisa realizada em 2024 sobre a Jornada dos pacientes com LMC e necessidades não atendidas, com foco nos pacientes que fizeram tratamentos com 2 ou mais inibidores de tirosina quinase. A LMC é uma doença crônica e repleta de estigmas diretamente ligados a tal cronicidade. É muito comum ouvir frases como “LMC é o melhor tipo de câncer” e é justamente essa desinformação que precisamos combater. Estamos falando de uma doença séria e que precisa de um olhar especial, com foco nas necessidades não atendidas ligadas a terceira linha de tratamento.
Natalia Cuminale
Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e especializada em Saúde, com mais de uma década de atuação na área. Atualmente é a CEO do Futuro da Saúde
Dra. Katia Pagnano
•Coordenadora do Comitê de LMC da ABHH •Presidente do Grupo Brasileiro de LMC •Médica Hematologista no Hemocentro da Unicamp •Professora no Curso de Medicina da PUCCAMP
Johnny Martins
Gerente de Valor e Farmacoeconomia (Novartis), Farmacêutico com experiência em Avaliação de Tecnologia em Saúde, Estudos de Mundo Real, Acesso ao Mercado e Precificação de Medicamentos.
Celso Beckman Lago
Paciente de Leucemia Mieloide Crônica
Dra. Catherine Moura
Médica Sanitarista, CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Líder do movimento TJCC.
14h30 - 14h40 | Intervalo
14h50 - 16h20
Eles no relacionamento com Elas em tratamento
Os desafios emocionais, sexuais e sociais durante o câncer de mama.
O painel “Eles no Relacionamento com Elas em Tratamento” tem como objetivo abordar uma questão muitas vezes deixada de lado quando falamos sobre o câncer de mama: o impacto nos relacionamentos afetivos e a forma como os homens vivenciam essa jornada ao lado de suas parceiras durante o tratamento.
Esse painel busca trazer à tona essas experiências, promovendo uma discussão aberta sobre o papel do homem no apoio emocional, na manutenção da intimidade e na adaptação das dinâmicas de relacionamento durante o tratamento.
Clarisia Ramos
Empreendedora social, Presidente da UNACCAM, arquiteta, pós-graduada em Marketing e em Gestão de Saúde e Tecnologia, Conselheira do Abrigo Reviver, Coordenadora do Grupo de Saúde da Virada Feminina
Dr João Bosco Borges
Ginecologista e Matologista, Prof. Titular da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Ex Presidente da SBM- SP; Coordenador de Curso de Pós Graduação - Faculdade Sírio Libanês; Diretor Pedagógico UNACCAM
DRA. CAROLINA AMBROGINI
Ginecologista e sexóloga, coordenadora do Projeto Afrodite, ambulatório de sexualidade feminina da Unifesp. Apresentadora do podcast Preliminares.
Fabiana Caron
Psicóloga, Presidente da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia, psico-oncologista, paliativista e Terapeuta do Luto, psico-oncologista do Centro de Câncer TOM, coordenadora de curso da UNACCAM
Caio Ramos
Casado, especialista de tecnologia, católico, palestrante com foco no autoconhecimento e motivação.
Roberto Cunha Fiamenghi
Casado; Pai; Gerente de Produto; Pós Graduado em Marketing, pela ESPM; Pós Graduado em Marketing Esportivo, pela Trevisan Escola de Negócios.
Lirio Cipriani
Formado em Sociologia, desenvolveu sua carreira na Avon Cosméticos, por 46 anos, em Recursos Humanos, Vendas e Comunicação. Em 2003 foi o fundador do Instituto Avon, e Diretor Executivo por 15 anos.
Letramento em Saúde e Decisão Clínica Compartilhada
Neste painel, abordaremos o letramento em saúde com foco na decisão clínica compartilhada. Discutiremos como o médico informa o paciente e como o paciente compreende as informações. Exploraremos a decisão do diagnóstico, o planejamento terapêutico, o acompanhamento e os desafios da jornada de tratamento.
Sabrina Chagas
Médica oncologista da Clínica Oncologia d'Or e presidente do Instituto Nosso Papo Rosa, Autora do livro Como estamos?.
Caio Vianna
Psicólogo, mestre em ciências, presidente da SBPO SP e membro do comitê científico do Instituto Vencer o Câncer.
Paola Torres
Médica Onco-hematologista e Escritora, presidente do Instituto Roda da Vida e professora de medicina da UFC.
Thiago Brasileiro
Paciente LMC e Coordenador do Comitê de Pacientes da Abrale.
Vanessa Melo
Paciente LMC, Ativista em Sergipe, Coordenadora do Comitê de Pacientes da Abrale.
André Tôrres
Ex- paciente de leucemia aguda, fundador dos Caçadores de Medula e membro do comitê de pacientes da Abrale.
Caminhos Regulatórios da Pesquisa Clínica após aprovação da Lei 14.874/24
Neste painel, serão abordados os principais pontos da legislação, suas implicações práticas para a condução de pesquisas clínicas e os procedimentos regulamentares que devem ser seguidos. O objetivo é oferecer uma visão detalhada e esclarecedora sobre os desafios e oportunidades que surgem com a nova Lei destacando a importância do cumprimento das normas garantindo segurança e a ética para os pacientes, bem como os padrões globais do desenvolvimento das pesquisas clínicas.
Fernanda Schwyter
Presidente e Fundadora do Instituto Projeto Cura
Angela Kung
Fundadora e co-lidera da prática de LifeSciences & Healthcare do escritório Pinheiro Neto Advogados.
Carlos Gadelha
Secretário da SECTICS/MS, pesquisador e coordenador científico do CEE-Fiocruz
Claudiosvam Souza
Coordenador de Pesquisa Clínica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA
Tarcisio Bonfim
Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp)
ESG em Saúde. O futuro sustentável é agora! – Summit de Políticas Públicas
O ESG, sigla para questões Ambientais, Sociais e de Governança está redefinindo o papel das empresas na sociedade, especialmente na área da saúde. Este painel discutirá as mudanças fundamentais que o mundo corporativo precisa adotar para cuidar melhor dos colaboradores com doenças crônicas, como o câncer. Vamos explorar como as empresas estão se preparando e estabelecendo políticas positivas que promovem um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável, assegurando um futuro sustentável e mais humano para todos. Com participação especial de Luiza Trajano, presidente Grupo Mulheres do Brasil
Thais Itaqui
Jornalista, Fundadora da Produtora Como Ser Humano.
Carine Cidade
Fundadora da Rede Inspire Ser – Mulher, Trabalho e Câncer, coach profissional e empreendedora.
Malu Orsini
Relações Públicas com experiência em Marketing Institucional, Eventos e Engajamento com Clientes em grandes empresas, paciente de Linfoma de Hodgkin em remissão, criadora de conteúdo digital.
Ricardo Augusto Martins
Vice-Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA. Com mais de 27 anos de experiência no setor automotivo, é Vice-Presidente Administrativo Hyundai Motor Brasil
Luciana Lobo
Professora de Yoga e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Idealizadora do Instituto ZENcâncer
Simpósio Nutrição – Nutrição e câncer: Abordagens inovadoras para melhorar a sobrevivência
Este painel explorará abordagens inovadoras em nutrição para melhorar a sobrevivência de pacientes com câncer. Serão discutidos tópicos avançados que vão desde estratégias baseadas em hábitos de longevidade, como os encontrados nas Blue Zones, até o impacto da resistência à insulina e a importância da composição corporal no contexto oncológico.
Ana Laura Bordinhão
Mestrado em Oncologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Pio XII, Esp. em Nutrição Clinica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul eNutricionista Oncológica na Clínica Noova Oncologia
Dra. Vânia Assaly
Endocrinologista e nutróloga, Presidente da LALMA (2022 -2023), Embaixadora da ELMO - European Lifestyle Medicine Organization Diretora do Instituto Assaly - Medicina Personalizada.
Graziela Ravacci
Nutricionista. Doutora em Oncologia e Metabolômica pela Faculdade de Medicina da USP. Formada em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School e Membro do comitê de Nutrição da ABRALE.
Simone Kikuchi
Nutricionista. Coord. do grupo NutriOnco. Especialista em Nutrição Oncológica pela SBNO. Especialista em nutrição clinica pelo Hospital Albert Einstein.
Parcerias com Propósito (Programação exclusiva para convidados)
Programação exclusiva para convidados
Dra. Catherine Moura
Médica Sanitarista. CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.
16h20 - 16h40 | Intervalo
16h50 - 18h20
O câncer como um capitulo da vida – a dor transformada em amor sob o olhar da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina
O câncer precisa ser visto tão somente um capítulo da vida, algo transformador que pode mudar tudo a partir dali, sob um olhar de que viver vale a pena, focado no que há de bom e não nos percalços, que há vida além do câncer. Sob este prisma, o voluntariado da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina, com atendimento gratuito e humanizado, nas suas 83 unidades associadas distribuídas pelo Estado, traz esse olhar, curando feridas e transformando-as em luz, dedicando-se em mostrar aos pacientes e familiares uma visão distinta da dor e da perda.
Silvana Barros da Costa
Advogada, palestrante, escritora e Secretária Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina
Fabrícia Gamba Beduschi
Médica Mastologista, atua no Sistema Único de Saúde através do Serviço de Oncologia do Hospital Santo Antônio em Blumenau/SC e na rede privada, com foco em cirurgia do câncer e reconstrutiva.
Jaqueline Ribeiro Barp
Psicóloga clínica, Pedagoga, Coordenadora Estadual dos grupos de apoio ao paciente oncológico da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina
Maria Christina Dorigatti
Presidente interina da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina
Sonia Maria Rieg Fischer
Presidente da RFCC de Brusque gestão 2013/2014 e 2015/2016; Presidente Estadual da RFCC/SC de 2017/2018 e 2019/2020; Atualmente é Coordenadora de Apoio aos pacientes Oncológicos da RFCC em SC;
Nenhum paciente de câncer de mama pode ficar para trás
A 1ª sessão discorrerá sobre os principais subtipos de câncer de mama e dificuldades de acesso ao tratamento, com destaque especial para o Câncer de Mama Triplo Negativo (CMTN) em função de sua agressividade e a jornada de uma paciente com CMTN sujeito de pesquisa clínica no SUS. Na 2ª parte, será promovido um debate educativo sobre o PCDT de câncer de mama, como uma das etapas importantes do acesso ao tratamento, incluindo a periodicidade de sua atualização, os atores envolvidos e seus papéis no processo de decisão. A pergunta central será se o PCDT está preparado para a inovação.
Helena Esteves
Cientista política formada pela Universidade de Brasília, com formação em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV. Gerente de advocacy e Conselheira Nacional de Saúde do Instituto Oncoguia.
Alexandra M. T. G. Maricato
52ª paciente com diagnóstico de câncer de mama triplo-negativo, iniciou seu primeiro tratamento pelo SUS e, atualmente, participa de um estudo clínico em busca de avanços no tratamento.
Dra. Laura Testa
Oncologista especializada em câncer de mama e ginecológico, formada pela FMUSP. Chefe do Grupo de Mama do ICESP, atua na Clínica Onco Star, Oncologia D'Or e Hospital São Luiz Itaim. É membro da SBOC.
Silvia Ferrite
Doutora em Saúde Pública e paciente de câncer de mama metastático. Engajada na luta pela conscientização e suporte às pessoas em tratamento oncológico, é membro do Comitê de Pacientes do Oncoguia.
Santusa Santana
Farmacêutica, especialista em saúde pública, com MBA em gestão de negócios. Atualmente, é Diretora de Soluções Educacionais e Consultoria na Lithealth e Presidente do Instituto DNA Saúde.
Cigarros Eletrônicos x Saúde Pública: como barrar a nova ameaça
Os dispositivos eletrônicos para fumar, chamados popularmente de vapes, são uma febre entre os jovens. Mas, estudos indicam que estes fumantes apresentam mais risco de desenvolver câncer de pulmão. Qual é o real impacto dos cigarros eletrônicos na saúde pública, especialmente entre os jovens?
Nina Melo
Coordenadora do Observatório de Oncologia e Pesquisa Movimento TJCC
Margareth Dalcolmo
Pneumologista pesquisadora da Fiocruz. Membro titular da Academia Nacional de Medicina. Presidente da Soc. Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Luiz Antonio Santini
Médico e Professor de Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica e de Saúde pública. Consultor em Planejamento em Saúde.
Bruno Mattos
Especialista em pesquisa e sócio-diretor da HSR Health.
Laura Cury
Pós-graduada em Relações Internacionais pela Faculdade Damásio. Pós-doutoranda em saúde coletiva pela Unifesp. Também é certificada em controle do tabaco pela Universidade Johns Hopkins.
Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP): O que já temos definido como prática a curto e longo prazo
Apresentar a PNCP e contextualizá-la na prática, a curto e longo prazo, na assistência à saúde, como apoio às equipes já formadas e que irão se formar. A partir da discussão da importância da PNCP, sensibilizar a capacitação profissional e conscientização da população e dos profissionais da saúde sobre os princípios dos Cuidados Paliativos. Neste painel teremos o depoimento de pacientes sobre a sua trajetória nos Cuidados Paliativos. São eles: Isabel Veloso 18 anos residente do Paraná com Linfoma de Hodgkin e Edivaldo Carvalho, 43 anos residente em São Carlos com Mieloma Múltiplo.
Dr. Douglas Henrique Crispim
Médico geriatra e paliativista. Doutorado na temática dos cuidados paliativos pelo HCFMUSP. Diretor de Corpo Clínico e pesquisador do Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Alexandre Silva
Enfermeiro e Paliativista, Consultor Técnico no Ministério da Saúde, Coordenador da especialização em Cuidados Paliativos - UFSJ e Idealizador da favela compassiva.
Dr. Rodrigo Kappel Castilho
Médico com residência em clínica médica, medicina intensiva e medicina paliativa.Presidente da ANCP 2023-2024, CEO da Pallatium Cuidados Paliativos e Coordenador do Comitê de Políticas Públicas ANCP.
Mariana Aguiar Bezerra
Assistente Social - UNESP, especialista em Cuidados Paliativos - USP e especialista em Gênero e Sexualidade - UERJ. Mestra em Serviço Social PUC/SP.
Dra. Poliana Cristina Carmona Molinari
Oncologista Pediátrica, Paliativista Pediátrica do Hospital da Criança do Grendacc. Membro fundador e coordenador da Rede Brasileira de Cuidados Paliativos Pediátricos.
Silvana Maria Aquino da Silva
Psicóloga, atuação em Oncologia, Cuidados Paliativos, Membro do Comitê de Psicologia, Oncologia e de Pós Graduação da ANCP. Mestre em Sexologia pela UGF e Co-fundadora do Instituto Ana Michelle Soares
Talk Show – Mitos e verdades sobre Nutrição e Oncologia – qual foi o maior mito que te contaram?
Um talk show interativo onde mitos e verdades sobre nutrição em oncologia serão discutidos e esclarecidos. O público participa ativamente da dinâmica, votando em tempo real para indicar se as afirmações são mitos ou verdades com os membros do comitê de Nutrição e do comitê de pacientes da ABRALE. Também vamos ter uma palestra sobre: Como o paciente pode aproveitar a equipe multidisciplinar durante o tratamento oncológico?
Ilanna Marques
Nutricionista. Doutora em Gastroenterologia pela FMUSP. Residência em Nutrição Clínica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Membro do comitê de Nutrição ABRALE.
Dr. Daniel Brutus
Prof. Dr. Programa de Pós-Graduação UNESP/Botucatu e Vice-presidente da Comissão de Politicas Publicas da Sociedade Brasileira de Mastologia
Bianca Manzoli
Nutricionista Clínica pelo ICR/HC da Faculdade de Medicina da USP. Terapeuta Ayurvédica. Pós graduada em Obesidade e Síndrome Metabólica. Coordenadora do comitê de Nutrição da ABRALE.
Ana Laura Bordinhão
Mestrado em Oncologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Pio XII, Esp. em Nutrição Clinica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul eNutricionista Oncológica na Clínica Noova Oncologia
Graziela Ravacci
Nutricionista. Doutora em Oncologia e Metabolômica pela Faculdade de Medicina da USP. Formada em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School e Membro do comitê de Nutrição da ABRALE.
Isabelle Novelli
Nutricionista, Dra em Nutrição e Câncer pela Fac. de Saúde Pública da USP. Residência em Nutrição e Oncologia Hosp. Sírio-Libanês/New York Presbyterian Hospital (EUA)e Membro do comitê Nutrição ABRALE